20.12.06

CONTRIBUIÇÃO NO FÓRUM PARA ECS 11

Colegas esta é minha contribuição para o nosso trabalho...ECS 11 - IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO COTIDIANO DA ESCOLA E NO TRABALHO DO PROFESSORO cenário brasileiro atual, apresenta uma cracterização preocupante, no âmbito social e educacional.Plíticas educacionais que mascaram o sistema educacional e políticas sociais que mascaram a situação econômica do país, enganan e fragilizam a população.Ações da política educacional, que vêm de cima e devem ser acatadas pelas instituições, necessitam de mudanças. Exemplificando:* Parâmetros Curriculares - são elaborados a nível nacional por um grupo que não conhece as realidades escolares, para alunos de diferentes posições sociais e que pertencem a diferentes grupos sociais. Não são consideradas a realidade e a bagagem cultural dos alunos. Além de que, antes de qualquer conteúdo disciplinar, o professor precisa trabalhar assuntos como drogas, prostituição, gangues, fome, miséria, criminalidade, violência, que são visíveis e latentes nas escolas.Estes são problemas sociais, que deveriam ser resolvidos pelos governos e não por educadores dentro de suas salas de aula. A educação sozinha não pode assumir a solução dos problemas sociais.* Livro didático - dentro das escolas, os professores organizam-se para fazer as escolhas, para que cheguem até as mesmas, livros que não foram nem cogitados na relação de preferidos. Claro exemplo de ação política que deve ser modificada.* Bolsa escola - política social implantada como solução para a permanência da criança na escola. AS crianças até ficam na escola, em compensação muitos pais e mães dessas crianças, vêem neste aux´lio a sua fonte de renda, não procurando trabalho e vivendo do que deveria ser da criança.* Repasses de verbas para as escolas - tanto o governo federal, quanto o municipal, repassam verbas para que as escolas mantenham sua infra-estrutura, materiais didáticos, de laboratório de informática e outos tantos. Porém, as verbas repassadas representam uma parte muito pequena do que as escolas necessitam. O que acontece então? Direção e professores realizando promoções para arrecadar fundos com o objetivo de manter a escola.* Inclusão - de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, os alunos com necessidades especiais têm matrícula garantida na rede de ensino. Não sou contra a inclusão, desde que as escolas tenham estrutura para manter dignamente estes alunos na escola. Eu mesma alfabetizei uma aluna com síndrome de Down. Sofri muito para alfabetizá-la, pois não tinha nenhum tipo de ajuda ou apoio e além dela, haviam mais vinte e oito alunos. Acho que isto não poderia acontecer. Políticas que devem ser modificadas.* Número de alunos - são estipulados \"números\", para serem colocados dentro das salas de aula. Alunos não são \"números\". Como poderemos ter uma educação de qualidade, quando as salas estão lotadas e o professor não pode nem se locomover entre os alunos ou simplesmente fazer um trabalho em grupo? Outra ação política que precisa de acertos.COLEGAS DO GRUPO G espero que leiam o que escrevi. Este trabalho deve ser postado no blog colaborativo até dia 23. Estão livres para criticar, acrescentar, modificar , eliminar. Só não podemos esquecer da data de entrega. Um abraço a todas.

3 comentários:

Magali Borne disse...

Olá Cleide, tentei entrar em contato com as do grupo, mas não obtive resposta, teu trabalho está ótimo, volto a te deixar recado para a última postagem. abraços Magali

Maria Luiza disse...

Olá Cleide, gostei muito de seu trabalho e a convido para visitar meu blog e ler minha contribuição.Abraços...Luiza

Magali Borne disse...

Olá Cleide deixei no fórum mais uma contribuição e aceito prelnamente o teu oferecimento de fazer a postagem do nosso grupo no colaborativo, Somente não esqueça de colocar o nome de todas as componentes. Um abraço é um Feliz natal!