28.10.06

ECS 6 - WEBER II

As situações de domínio relatadas por Weber, são claramente vivenciadas em muitas ocasiões de nossas vidas.
Em nosso cotidiano escolar, a partir do momento que entramos no ambiente de trabalho, passamos por vários momentos nos quais somos dominantes e dominados.
Somos dominados na situação de professores frente a direção e passamos a dominantes frente aos nossos alunos.Uma demonstração de ser/estar x papéis.
Ao fezer a leitura de Weber, lembrei-me de uma situação de domínio pela qual os professores de São Leopoldo passaram em 2002.O prefeito da época, numa ação arbitrária de domínio, cancelou a eleição de diretores, na véspera, sem consultar a quem de direito deveria ser ouvido e estavam envolvidos no processo. Uma demonstração clara de poder/hierarquia

4 comentários:

Solange Molina Sentinger disse...

Olá Cleide!
Sou do Pólo de Alvorada.
Infelizmente, ainda hoje, existem pessoas que abusam do poder.
Teu blog é jóia!
Um abraço.

Jucimara Medeiros disse...

Olá
Cleide
Sou do pólo de Três Cachoeiras.realmente vivemos numa sociedade dominadora, muitos usam e abusam do poder sem se preocupar com opiniões dos dominados. Convido você para visitar meu blog jucimaramedeiros.blogspot.com.
Beijos

ANDRÉIA disse...

Olá Cleide.Sou do Polo Alvorada. Teu texto fico bem claro e objetivo. O teu relato sobre o cancelamento da eleição de diretores pelo prefeito, é um exemplo vergonhoso da falta de ética que muitos politicos ainda nos apresentam sob uma forma de dominação. Um abraço! Andréia.

Suzana Gutierrez disse...

Oi Cleide

Estas situações extremas de uso do poder sempre são marcantes e ficam na memória. Difícil é termos consciência daquelas situações que para nós parecem quase naturais. Um exemplo disso são as situações criadas, por exemplo, quando vamos escolher com que turmas vamos trabalhar no início ou final de ano letivo.
abraço,
Suzana