30.10.06

ECS 7 KARL MARX

Político,economista e filósofo alemão.Nasceu em Tréveris, em o5 de maio de 1818 e faleceu em Londres em 14 de março de 1883.
Estudou Direito, Filosofia e História em Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel.
Foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo ele, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se para derrubar os capitalistas, que de acordo com ele eram os maiores responsáveis pelas grandes diferenças sociais.
Marx participou de organizações clandestinas com operários exilados, Foi o criador da obra O Capital, publicado em 1867, que tem como tema principal a economia.
Com a colaboração de Engels também escreveu o Manifesto Comunista, onde não poupou críticas ao capitalismo.
Ao falecer, Marx deixou muitos seguidores de seus ideais. Lênin foi um deles, utilizando as idéias marxistas para sustentar o comunismo.
As idéias marxistas continuam nos dias de hoje a influenciar historiadores e cientistas sociais, que aceitando ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a idéia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiro sua forma de produção.

FRIEDRICH ENGELS
Filósofo e teórico político alemão, nasceu em Barmen, na Alemanha, no dia 28 de novembro de 1820, em uma família protestante e rica. Faleceu em 04 de agosto de 1895, em Londres.
Freqüentou o ginásio e os estudos secundários em Eberfeld. Interrompeu os estudos aos 17 anos e em 1838 foi trabalhar em uma firma de importação e exportação.
Esteve inicialmente vinculado à esquerda hegeliana.
Foi o principal colaborador de Karl Marx, de quem era muito amigo.
Após a ruptura de ambos com a esquerda hegeliana, participaram, em 1847 da Liga dos Justos, que passou a se chamar Liga dos Comunistas, para a qual redigiram o Manifesto Comunista em 1848.
Depois de fracassada a revolução de 1848, Engels foi para a Suíça e depois para a Inglaterra, onde trabalhou na fábrica de seu pai (1850 - 1869), neste período combateu outras tendências socialistas e publicou A Guerra dos Camponeses Alemães.
Engels apoiou Karl Marx financeiramente e forneceu-lhe informação sobre as indústrias e as instituições financeiras, o que permitiu a conclusão do primeiro volume de O Capital, obra da qual Engels publicaria em 1885 e 1894 os dois volumes deixados por Marx após sua morte.
Friedrich Engels além de ter escrito diversos artigos em vários periódicos muitas obras.
Leia!!! Informe-se!!!
Frases e pensamentos de Engels: www.ponteiro.com.br/vf.php?p4=8498

Nenhum comentário: